Jingles político.

- O som da eleição que faz diferença na votação.

O jingle tem 3 opções; paródia, estilo e original. Na paródia o jingle político é baseado em música sucesso que já extiste e necessita da autorização do compositor. No estilo, o jingle criado se parece com o sucesso escolhido, mas possuí pequenas modificações na estrutura e melodia musical para não afetar Direitos Autorais. Original, os produtores e compositores compõem ritmo, música e letra exclusiva e original para a campanha política do candidato. A intenção é sempre ser diferente em uma campanha, pois um jingle bem feito muda o rumo da campanha política do candidato.Normalmente os jingles são feitos por agencias, sempre com a participação de um representante do político, ou do próprio político. A produção musical depende muito de quanto dinheiro foi disponibilizado para fazê-lo. Existem estúdios de "ponta" que fazem um excelente trabalho musical, cuidando de todos os detalhes possíveis. Incluindo a voz do cantor, se tem o perfil da música que está sendo feita, dos tons, do público alvo, etc. Esses normalmente são os mais caros. Mas existem jingles mais simples, que são direcionados a um público mais simples, que não se a tem a tantos detalhes. E o valor por conseqüência diminui. Acontece algumas vezes, da agencia contratar cantores, e os próprios cantores comporem a música, já outros contam com compositor, cantor, produtor, etc. Quando prontos vão para a aprovação do político, freqüentemente voltam para a agência fazer alteração, até chegar do jeito desejado.
Para esclarecer algumas dúvidas entrevistamos Leandro W Marcucci que é jornalista, publicitário, administrador e psicopedagogo, com mestrado em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação pela Universidade da Espanha. Como músico multiinstrumentista, Marcucci foi proprietário da produtora Artstudios/Onda Sonora, de áudio e vídeo durante 12 anos. Atualmente é Gerente de Desenvolvimento Humano na Marcca Intuicom Comunicação onde desenvolve projetos voltados às áreas de responsabilidade socioambiental, marketing e gestão da qualidade.

1-Qual é a definição de jingle dentro da publicidade?
Bom. Há várias definições de jingle, mas gosto muito da que o Heródoto Barbeiro utiliza; simples, objetiva e que traduz muito bem as produções atuais:
“Jingle é um anúncio musicado para TV ou rádio”.

2-É pensado na música, ou na letra que ela está sendo cantada?
Não existe uma fórmula. Às vezes, começamos pela música (quando se está inspirado), mas geralmente, a letra vem antes. No caso dos jingles políticos, é sempre a letra que traduz o que o partido ou o conceito básico para o candidato e o que se quer passar a respeito dele.

3-Existe um acompanhamento de um músico profissional?
Sim. Sempre há um acompanhamento de algum músico ou algum produtor que fica como responsável pela Direção Musical da campanha ou mesmo das mixagens e dos efeitos finais.

4-Se para um político é importante ter um jingle, qual a opinião de um publicitário?
Na minha humilde opinião, há jingles “tenebrosos” que nem deveriam ser lançados, pois acabam destruindo a essência e a imagem dos candidatos. Além disso, não é todo candidato que precisa de um jingle. Isto vai muito de quem está coordenando a campanha e da forma como os políticos querem se comunicar.
5-De que forma o jingle influencia na campanha eleitoral? A repercussão é grande?
Se for bem feito e tiver um apelo significativo, sim. Quem não se lembra do “Lula La, brilha uma estrela”...
6-Os candidatos ficam por dentro desse assunto? Eles opinam sobre os jingles?
Geralmente sim. Na verdade, muito querem acompanhar o processo de criação desde o começo.
Lembro-me o caso de um candidato que queria utilizar o termo “vou tirar você do limbo”... Tentamos de todas as maneiras convencê-lo de que ia ficar horrível e que não combinava ritmicamente. Não teve jeito e a solução foi rimar com “este é o caminho”... Ficou menos pior.
Devemos sempre defender o ponto de vista criativo e argumentar mas se o cliente quiser mesmo, é preciso achar soluções criativas o tempo todo. Afinal, é ele quem paga.

7-Na produção de um jingle, quais os recursos utilizados? (no sentido de produção musical)
Utilizamos de todos os recursos tecnológicos como samplers, emacchines e teclados de última geração.
Hoje em dia está tudo mais fácil, pois você consegue fazer download de qualquer timbre na net e utilizar no produto final. Depois, fazemos os acabamentos com instrumentos acústicos e as vozes.
Por último fazemos a mixagem e a masterização, que é o processo de juntar isso tudo numa trilha em estéreo e gravar numa mídia para executar.


8-Qual o objetivo principal de um jingle político?
Associar a imagem do candidato a uma música e com isto, aguçar os sentidos dos eleitores.

9-É um investimento que vale a pena? Qual o custo total de um jingle?
Valer a pena sempre vale. Na verdade, tentamos mostrar aos comitês e aos candidatos que as peças publicitárias criadas devem ser tratadas como investimento e não como custo. Além disso, os materiais podem ser aproveitados durante toda a campanha que dura em média, 6 meses.

10-Existe um resultado claro, no final das eleições? Faz diferença?
Sempre.

Entrevista concedida no dia 22 de setembro de 2010.


Por Rafaelle de Oliveira e Viviana Ramos.


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