Um pouco sobre a Rafa...

Esse texto foi uma entrevista que fiz para o blog "Donna Maria", que fala um pouco sobre minha história na dança, sobre dança, e sobre meus sentimentos por ela.Fiz o texto respondendo a algumas perguntas propostas pelas meninas. É legal para me conhecerem melhor em relação a minha arte de dançar.

Oi, me chamo Rafaelle de Oliveira, tenho 19 anos, sou estudante de Jornalismo, faço teatro e danço. Danço desde os oito anos de idade, mas na modalidade Jazz. Aos 14 descobri um estilo que bate mais forte em meu coração, que é o hip hop dance. Há cinco anos descobri esse estilo que transfere todo o meu sentimento de alegria e energia para sua movimentação. Me encontrei nessa dança por inúmeros motivos. A consciencia corporal que é obtida atràves do estudo dessa dança e sensacional, onde me permite acrementar meu corpo para outros estilos de dança . Fui bailarina durante um ano do grupo Wild Style, ministrado por Bruno Pereira. Em seguida tive a oportunidade de me tornar coreógrafa do grupo Xtazy Dance Troup, fazendo uma filial do grupo Xtazy de Portugal. Após mais um ano, entrei com uma sociedade com Simone Cherem, e montamos o grupo So Charm, no qual eu e ela somos coreógrafas, diretoras, responsáveis e bailarinas. O grupo com um ano e meio de existência já obteve várias premiaçoes pelo estado, e aprovado para dois dos mairoes festivais do país, que é o Festival Internacional de Hip Hop em Curitiba e o Festival de Dança de Joinville. Nessa tempo já se concretizaram 5 anos de prática e muito estudo do hip hop dance e da cultura hip hop em si. Após esses anos entendedo e buscando sempre aprender mais sobre a história e a cultura dessa dança, cada vez mais minha paixão aumenta, me proporcionando mais e mais vontades de estar infiltrada nela. Além do hip hop, tenho outras danças que me completam e que busco enteder, que é o Jazz, samba, e a dança de salão. Mas nada profissional como o hip hop é para mim. Mas servem de hobbie, no caso. Minha família sem dúvida alguma sempre foi minha maior incentivadora dentro das áreas artísticas. Graças a Deus nunca tive problema algum sobre minhas opçoes profissionais diante da família. Minha maior influencia para seguir esse caminho, são meus sonhos e minhas vontades, claro. Mas tenho meu grupo que me faz acreditar sempre, minha familia, e meus inpiradores.Grandes nomes na dança que não me deixam desacreditar. Como já disse minha familia é feliz por eu dançar. Mesmo que seja hip hop, que em primeiro pensamento poderia-se existir algum tipo de pré-conceito, não ocorre no meu caso. Pois ainda existem pessoas que nao têm conhecimento e são absolutamente fechadas para entender o que é a cultura, a dança, etc. Como coreógrafa e professora, sei de vários casos dos pais não deixarem, ou mesmo encomodarem os filhos devido ao estilo, pelas calças largas, pela música de origem negra, "do guetto", etc. Infelizmente as pessoas não entendem e fazem disso um problema, sem precisar, obviamente. Nunca tive nenhum tipo de acidente dançando. E também nunca paguei nenhum mico.

Aqui em Floripa existem vários e ótimos grupos de dança, que estão crescendo de uma forma sensacional, no retrato artístico nacional, inclusive. Eu como coreógrafa tenho como príncipio a união a cima de qualquer coisa, pois a essencia da dança é isso, dança é amor, é amizade e paz. Se eu dissesse que não haveria uma certa disputa entre os grupos, estaria mentindo, pois infelizmente existe sim. Um pouco é da ordem natural do próprio ser humano, pois nen todos buscam a amizade como príncipio. O meu grupo é conhecido como "o amigo de todos", já por um principio meu e da Moni, mas vejo e sinto em outros grupo que não é bem assim. A união dos grupos é o que eu busco aqui em Floripa, já montei inclusive "Integração HiPhOP Floripa", para todos os grupos se conhecerem e se unirem, mas não deu muito certo. O evento que foi realizado ainda esse ano, teve como príncipio todos os bailarinos estarem juntos com todos os coreógrafos e outros bailarinos, mas as pessoas ainda não veem isso como ponto de mudança, e me deixou muito triste. Mas ano que vem farei novamente com o intuito de fazer as pessoas acordarem um pouco. Pelo menos minha parte estou fazendo. Então resumindo, é bem pequena a união dos grupos aqui de Floripa, o que me deixa imensamente triste, pois sem dúvida, se todos soubesse o quanto seria importante essa união, não estaria como está, e a dança em Floripa seria muito mais respeitada. Luto por isso.

Obstáculos e dificuldades existem sim,como em qualquer coisa. Pensando em mim, acredito que estou aprendendo ainda , ou melhor, todo dia, como lidar com as pessoas, tenho um grupo com 15 pessoas, e preciso lidar com diferentes tipos de seres humanos. Confesso que tenho dificuldades nisso. Mas aos poucos vou aprendendo. Um obstáculo a ser passado também é eu com minha dança. Existe uma procura imensa para entender a minha própria dança. Pois ainda estou em busca do meu próprio estilo, e com certeza isso é algo que leva-se algum tempo, pois até me encontrar em algo, para poder dar aulas no sentido "Estilo Rafaelle", demora um tempo. Mesmo que eu tenha minhas particularidades que é o house dance e o dancehall, ainda nao formei em absoluto o meu estilo. Mas procuro sempre estudar muito e práticar diversos outros estilos para que isso aconteça logo.

A dança para mim é simplesmente TUDO. Minha vida. Se todos soubessem a verdadeira essencia da dança, todos dançavam,pois dança é amor, e só FELICIDADE. Fico triste por muitas vezes ver que muitos se perdem no caminho e fazem da dança brigas, confusoes, etc. Pois infelizmente nen todos tem maturidade para entender que a briga de egos não pode existir. Infelizmente aqui no Brasil as pessoas se preucupam muito com o que o outro dança e esquece de dançar. "Ah ele dança isso, eu danço aquilo", e esquecem que é só dança, é só amor.

Quando danço, não existe se quer algum tipo de explicação, no palco ou em qualquer lugar.... 'se eu pudesse dizer o que as coisas significam para mim, não haveria necessidade de dança-las....' É simplesmente MARAVILHOSO.

Um recado para vocÊs: Se vocÊ não dança, descubra o que é esse mundo fascinante que conquista a mente o coração e a vida de qualquer um. Além da paixão pela arte, música, a dança se completa em tudo que vivemos. vocÊ pode dançar qualquer coisa, qualquer estilo, em qualquer lugar, simplismente dance, e seja feliz, pois quem dança sabe, o quanto se é mais feliz dançando. E para vocÊ que já dança, prolifere amor, música, arte, pois dança é vida, e faça sua parte, pois juntos, faremos a diferença! Dança é vida!!!


Sou coreógrafa do Grupo So Charm, para contato do grupo: orkut: So Charm Grupo de hip hop dance, para email: gruposocharm@gmail.com. Meu contato: tel: 96227203, email: rafa_lehleh@hotmail.com , orkut: Rafaelle. Para saber mais sobre o grupo entre também: http://gruposocharm.blogspot.com/ .


É isso aí galera! Sou muito feliz por tudo isso, e tento proliferar isso a todos.
Grande beijo! E muita dança para nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feeling, flow, vibe e flava.

Danças Urbanas

Eu - janeiro 2022