Eu, elas, eles e nós, no laço de Deus.

A minha história nunca se tratou de mim. Nunca foi sobre uma menina que nasceu na Carmela Dutra em 1990. Nunca foi sobre uma menina que sempre quis ser artista, que sempre viveu enrabichada nos pés da vó, sendo dengada pela tia gogo e sendo protegida pela mãe. Nunca se tratou de mim. A minha história é a de minhas mulheres, de Dona tereza Alves, da Mari e da Marciane.
Hoje com a benção de Deus, tenho discernimento de uma das razoes de eu necessitar me expressar tanto através da arte. Desde muito cedo me comuniquei de todas as formas, e segui minha vida assim. Mas hoje entendo que eu precisei e ainda preciso muito dar voz ao que é real, ao que eu recebi e ainda recebo. Dar voz para força de Deus, dar voz a força da honestidade e do trabalho. Dar voz as histórias da minha avó Tereza, dar voz as histórias de minha mãe. Eu sei que um texto não vai ser o suficiente para retratar ao menos um momento em que minha avó precisou ser forte, que minha mãe teve que respirar fundo, secar o suor e continuar seguindo em frente. Eu sei também que falar delas, é falar de um infinito de mulheres que precisaram fazer o mesmo todos os dias.
Acabei de ver uma foto delas, de quando eu era pequena, na nossa casa de madeira, e passou um filme na minha mente. Nós não tínhamos luxo, nós nunca tivemos necessidade de mostrar o que não tínhamos, nós nunca tentamos ser algo que nós não éramos. Nós sempre fomos nós. Minha avó sempre foi ela, sempre manteve sua essência, que aprendeu com o bisa João Alves. Seus princípios de ser humano, sua palavra e sua honra. E de forma rígida, passou isso para minha mãe e minha tia.
De forma rígida, mas a parte que ninguém sabe que essa rigidez foi de uma mulher que é o poço de amor, o poço de força, o poço de fé. A mulher de fé, que fez uma família de fé.
Nunca nos faltou colo, nunca nos faltou abraço, nunca nos faltou proteção, nunca nos faltou compreensão, nunca nos faltou cuidado, nunca nos faltou segurança emocional. Poderia nos faltar dinheiro, poderia nos faltar luxo, só não nos faltava comida, nem roupas bonitas, porque minha avó sempre teve o dom de fazer roupas lindas. Então sempre andávamos arrumadinhas, e minha avó nos passou uma educação, um respeito ao próximo, um jeito de tratar os seres humanos, que isso, preço algum no mundo compra. Nos passou também como devemos ser autênticos, então é claro, que ela criou duas mulheres de muita personalidade, que jamais, sobre qualquer hipótese seriam influenciadas por alguém ou por qualquer coisa. Nos ensinou o caminho mais difícil, o caminho de não passar por cima de ninguém, nos ensinou que o sol brilha para todos e que Deus... Ah! Deus! Ele é o REI soberano que sabe de tudo, que cuida de tudo, e que prepara tudo.
E dessa forma, minha mãe me passou, minha mãe me trouxe. Então compreender da onde eu vim, me faz perceber o tanto que minha família me deu e ainda me dá riquezas. As maiores riquezas, as melhores riquezas.  As riquezas que pouco se vê nesse mundo material que vivemos. Me ensinou que precisamos do dinheiro, claro! Mas que o dinheiro NUNCA será o mais importante.
Olhar para elas, me faz entender porque eu sofro tanto com tantas coisas no mundo, porque eu fui criada dessa forma, e porque tenho dificuldade em compreender as ações de muitas pessoas.
Estou eu aqui tentando falar de minha mãe, ou de mim, mas não dá, existe somente o nós. Mulheres que lutaram, que ainda lutam muito para ver todos felizes.
Minha mãe é essa pessoa, uma leoa, braba, sem papas nas línguas, mal sabe ela que isso é uma das coisas que mais admiro nela. Ela fala mesmo! Não pergunte a opinião dela, porque ela não esta nem aí para o que você pensa. Ela fala!
"Mãe, não precisava falar aquilo", "Mas quer que eu minta?" (rsrsrs)
Nem entrei nos detalhe, de que minha mãe teve que se tornar mãe aos 16 anos. Tô tentando jogar aqui meus sentimentos, especialmente minha gratidão a Deus por me dar as guerreiras mais lindas, porque beleza natural também não nos falta. (rsrs)
Vocês perceberam como falar de mim, não se trata de mim? Mas posso dizer que Deus me fez ser como sou, para poder contar para todos que o amor dá certo. Que a honestidade dá certo. Que ser fiel ao bem e ao certo, dá certo. Que ser trabalhador com amor, dá certo. Que o amor é o inicio, o meio e o fim. Que o amor cura tudo e todas as dificuldades. Tudo que é difícil fica simples. Tudo que é impossível de um jeito ou de outro se resolve. Que o tempo de Deus existe e é PERFEITO. Que proliferar luz, paz e amor é a melhor forma de se viver. Que despertar para si é a melhor maneira de conseguir êxito em qualquer situação. Que o respeito e a verdade são e sempre serão as maiores fontes de inspiração.

Mãe, hoje é seu aniversário, tentei falar de você, mas nossas vidas são um único laço. Posso estar aqui em São Paulo e você em Floripa, mas não estamos separadas. Sou uma parte sua que precisa lutar mais e mais para poder expressar a minha, a sua alma, e a verdade de nossa família, e você sabe disso perfeitamente.
Sou o que você é, sou sua, sou de vocês, com absoluto orgulho, respeito e gratidão a Deus. E também com muita clareza do porque que Deus me fez ser da comunicação e da arte. Alguém precisa GRITAR tudo isso. Além de vocês em suas missões diárias, eu preciso contar para todo mundo.


O amor é simples. Deus é simples. A energia reverbera para além de nossa visão. O bem tem máximo poder no pequeno e no gigante.
Que seu dia seja lindo, do jeito que você é mãe!
Obrigada.
Seguimos nossa luta, infinita e verdadeira!
Somos vencedores porque o essencial sempre existiu.
Amo vocês! Minha vó, minha mãe, pai Miguel, dinda, Bibi, que Deus siga nos protegendo e abençoando com muita saúde. Os anjos cantam, agradecem e vibram por nossa alegria.

Com muito amor
Rafaelle de Oliveira Martins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feeling, flow, vibe e flava.

Danças Urbanas

Eu - janeiro 2022