Saude e bem estar!

Para falar um pouco mais sobre esse assunto que envolve saúde e bem estar, entrevistamos um dos maiores nomes, e referência em Florianópolis; Gilberto Zacouteguy, mais conhecido como “Giba”. Conversamos sobre a sua experiência de ter dedicado sua vida pensando no bem estar das pessoas e também comentamos sobre o universo da atividade física, sua importância, suas dicas, etc.
Giba, que desde os seis anos de idade prática esporte, nunca se viu fazendo algo diferente. Formou-se em educação física, e planejou “um sonho”; viver para mudar a vida das pessoas. Percebeu que o caminho para isso era pensar “com amor”. E foi assim, que durante 11 anos se especializou no IDEA, nos Estados Unidos, em todas as áreas que atua. Todo ano fazia uma especialização diferente. Tanto no gerenciamento, quanto na área técnica. E por isso tornou-se pioneiro em Florianópolis e no Brasil, nas atividades aeróbicas, hidroginástica, etc. Em 1998 tornou-se “treinador pró”, que ensinava professores do Brasil todo. E com seu sonho, nasceu a Racer Academia, que neste ano está fazendo 25 anos de existência. Com mais de 4 unidades pela ilha, Giba comenta que não é apegado ao “nome”, mas que é realizado diante do trabalho que tem. “Ver as pessoas mudando, entrando triste na academia e saindo sorrindo, é a minha felicidade. Não foi fácil, mas como havia planejado, eu sabia certinho que íamos chegar até aqui. Não imaginava tanto reconhecimento, mas isso é conseqüência de anos de trabalho com amor, e competência.” Giba também comentou que teve que abrir mão de algumas coisas pessoais, mas em muitos momentos se realizou no trabalho. “Só cresce quem faz sacrifício, e quem chega lá é quem apanha, mas tem força para levantar.”
Para a academia ser o que é hoje, teve um planejamento da marca. A empresa tem um conceito. Ela trabalha totalmente voltada para a saúde, de uma forma ampla. As aulas, os eventos, tudo é feito pensando nisso. Os alunos vêm para a academia pela razão, não pela a academia. O objetivo é que os alunos transformem os motivos racionais em sentimentos intrínsecos (emocionais). E a Racer trabalha com a “seleção” desde o processo de matrícula. Quando o aluno entra na academia, aí sim tudo é voltado para ele. Como se fosse um trabalho de “pós venda”.
Falando sobre a importância da atividade física e seu universo, Giba fala que o corpo humano precisa se movimentar. O lado mental é uma parte, e que a atividade física faz parte da sobrevivência. “O corpo é igual a água, se ficar parada, estraga.” A inatividade gera problemas internos, e a maioria dos problemas psicológicos são gerados pelo sedentarismo. E são considerados sedentários, pessoas que não fazem ao menos trinta minutos de exercícios três vezes na semana. Quando um aluno entra na academia, é feita uma avaliação física pelo médico, depois é feito durante oito semanas uma série de “adaptação”. E é necessário que mantenha-se uma regularidade. O conceito de atividade física é se movimentar, não necessariamente malhar. Um estilo de vida agitado também é considerado atividade física. A ideia é trabalhar pelo resultado, não pela causa. Movimentar-se para ser saudável, evitar doenças, etc.

Para finalizar, um recado do Giba, para vocês leitores: “Para aonde vai o gado, vá para o outro lado.”


Por Rafaelle de Oliveira

Comentários

  1. Agora que eu vi que postasse a matéria do Giba, tá certa. Ficou ótima ;)

    Parabéns pra nós, T.I LINDO!!

    Beijos amiga, vê se me segue

    PS. Vou começar a escrever.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Feeling, flow, vibe e flava.

Danças Urbanas

Eu - janeiro 2022