Só um desabafo...

Hoje estou com um sentimento de revolta.Vim desabafar! hehe
Bom, conversando com muitas pessoas que vivem o carnaval, que conhecem bem, percebi que tudo é o que você quer que seja.Todos que me conhecem, sabem o quanto sou envolvida, e o quanto amo esse mundo de arte, música e muito feeling que complementa o carnaval. Mas diante de alguns anos envolvida, fui entendendo como funciona. Existem muitas pessoas maravilhosas, muitas açoes maravilhosas, muitos momentos maravilhosos, porém como tudo que tem seu lado ruin, o carnaval nao fica de fora. O excesso de vaidade principalmente entre as pessoas, encomoda. O ego é algo que se descobre no carnaval, ou em qualquer "evento" que de alguma maneira te expõe. Você vê "cada coisa", que fica mesmo "de cara". Vou ser sincera; no início da minha experiencia com o "samba" em escola de samba, era tudo "lindo", depois as coisas começaram a acontecer. Tenho milhoes de exemplos vividos por mim de muitas coisas ruins como vaidade,ego, etc. E pensei que fosse só comigo, mas realmente não é. As pessoas, não somente as "meninas do samba" sofrem muito, pois todos cuidam: "ah ela está magra, ela dança torto, ela namora não sei quem" e é realmente surpreendente o quanto as pessoas se interessam e falam. As meninas sofrem muito com o ego. São poucas as que vivem sem a competitividade, respeitam e conseguem apreciar a "outra". Isso é mesmo muito raro. E quando encontra-se alguém assim, ainda é dita como falsa, etc. As próprias escolas cultivam isso, essa rivalidade, comparação e muita "richa". Ainda ontem estive conversando com um grande nome no meio artísitico, e ele disse que isso é em qualquer lugar. Intrigas, invejas, etc. E eu super concordo. Então assim, é claro que tem muitos problemas nesse meio do carnaval, muita falcatrua, muita coisa errada e MUITA falta de personalidade e caráter. Mas acabei de citar os maiores defeitos dos seres humanos, então vamos encontrar isso em qualquer área. Talvez o carnaval só seja um pouco mais exposto. Algo que também me encomoda é o pré-conceito das pessoas em relação a essas "meninas". Tudo bem que sabemos que existem muitas meninas que usam dos artifícios chamado : "corpo", para se auto-promoverem, mas não podemos generalizar. A forma como muitos, mas são muitos mesmo as olham. Ridicularizando,menosprezando ou até mesmo pensando "besteirinhas" a respeito. Eu concordo que é difícil pensar diferente quando se ve diante de um corpo só de biquini rebolando....Mas aí que tá, eu acredito em possobilidades. E é claro que se você tiver uma aproximação maior, conhecer a pessoa, vocÊ pode econtrar NADA, ou TUDO!Nada, por talvez ser um "corpo" vazio. Ou tudo, por talvez encontrar algo bem além da própria imaginação. E entender a pessoa do porque que os levam até lá. Ao samba, a estar fantasiada, a sambar daquela maneira. Eu tenho conheçido muitas meninas e que vem dando seus testemunhos. E cada vez mais, minhas idéias se comprovam em relação a isso.Umas são totalmente revoltadas, acredito pelo quanto já sentiram na pele muitas coisas ruins. Já outras continuam encantadas. Enfim, eu? Eu tenho bastante medo de criar uma aversão a tudo, por causa das coisas que já aconteceram ou que acontecem, ou que podem acontecer. Amar? É CLARO que amo, e amo muito, mas amo o SAMBA, a minha escola na avenida.A bateria, o batuque. Tudo. Não gosto quando as pessoas subjulgam as outras por estarem lá sambando. Pois eu faço isso, e fico feliz pelas pessoas que conseguem olhar e admirar a dança, o meu sentimento pela a escola,pela arte. Mas são muito poucos os que conseguem ter essa sensibilidade. Pré conceito é opinição sem conhecimento. Concordo que muitas pessoas dão motivos para serem faladas. Mas não generalize, conheço muitas pessoas que estão nesse meio, que vivem isso, apenas: por amor. Meu respeito a velha guarda que prezerva o amor a escola, a honestidade, a dignidade e as coisas certas. Meu respeito as meninas que vivem a nossa escola por amor, ao samba, a vermelho e branco. Meu respeito aqueles que tentam ser diferente e manterem-se corretos, com honestidade e caráter quando tudo parece estar errado.


Confesso que sou muito feliz por praticar muitas coisas que façam as pessoas pensar, e talvez tentar mostrar dois lados, sempre.

Comentários

  1. Oi minha querida!!! Adorei seu blog e seus posts, mas em especial este!! Pois é uma parte que me toca. Não sei se vc sabe mas tbm sou envolvida em escola de samba, e antes (antes de eu engordar) ja recebi alguns convites pra ter um "lugar a corte". nao fui por alguns motivos, depois engravidei, engordei muito, e ainda nao voltei pro meu peso.. Mas enfim, independente de ser passista, rainha ou qualquer coisa, eu vou estar de verde e branco representando minha escola/bloco que eu tanto amo. Vou estar sambando sim, do meu jeito, mesmo mais gordinha, porque é assim que eu esbanjo o amor e a felicidade que é dançar aos tamborins da miinha bateria. Sei que oque tu sentes é o mesmo, pois a emoção transparece no teu samba. Queria te dizer minha linda, que faço das tuas as minhas palavras neste post. Eu to trabalhando com dança la na minha escola de samba, nao estou "na briga" pela corte e nem pra nada, mas o que eu ando vendo chega a entristecer um pouco o carvanal. São pessoas como tu, que levam a essencia do samba pra avenida ou pra cada ensaio, que não podem deixar de existir. A Rafaelle sambando nunca pode morrer, pois é uma das poucas que luta pra que esse sentimento de harmonia e de alegria prevaleça dentro de uma escola de samba, ou melhor, entre as escolas de samba. Uma menina do samba pode ser muita coisa sim, bem como tu falasse, mas pode sim, ser uma pessoa pura, linda por dentro e por fora, e que transmita amor em cada gingado, apenas isso. A escola de samba serve pra ser amada, uns amam tocando, outros dançando, outros cantando, cada um que ame do seu jeito, mesmo meio desajeitado, é o amor de todas essas pessoas por uma escola que levam alegria a tanta gente no carnaval. Sei que muitas vezes é dificil estar ali sambando com tanta gente criticando e olhando torto, mas tenha certeza minha querida, que tua luz é tão forte, que ilumina todos esses admiradores mal resolvidos. Continua assim que és um exemplo, e se um dia não tiveres mais na corte, não perde tua elegancia, teu charme e teu amor pela tua escola querida, e nem pelo carnaval!!! Já és uma pecinha fundamental!!

    Um beijão de uma grande admiradora!!!

    Fê!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Feeling, flow, vibe e flava.

Danças Urbanas

Eu - janeiro 2022